Técnicas Para Combater O Medo De Falar Em Público

O medo de falar em público pode ser suficiente para comprometer a vida profissional e pessoal de uma pessoa. Mas, felizmente existem técnicas que podem lhe ajudar a superar isso.

Talvez você já tenha passado pela situação desagradável de se sentir apavorado na hora de falar em público. Muitas vezes isso independe do tamanho da plateia e até mesmo se é composta por pessoas conhecidas ou não.

Quem tem medo de falar em público enfrenta esse pavor sempre que precisa se manifestar. Então, controlar as emoções e obter algumas dicas para diminuir essa sensação de insegurança é fundamental.

Técnicas Para Combater O Medo De Falar Em Público

Principais Dicas E Técnicas Para Combater O Medo De Falar Em Público

Muitas vezes o medo de falar em público está diretamente relacionado a uma timidez excessiva acompanhada de insegurança. Os resultados disso são diversos: mãos suadas, coração acelerado, boca seca.

Algumas pessoas podem ter sintomas ainda mais intensos por conta de uma súbita ansiedade e estresse, como vômitos, dores abdominais e diarreia.

  • Tenha um roteiro:

Ainda que você não pretenda seguir um roteiro à risca, é importante ter um planejamento de como agir para que se sinta mais seguro no momento de se pronunciar.

Faça um roteiro simples, e que seja o mais fácil possível de ser entendido. Estude-o com antecedência para se sentir mais seguro e preparado para enfrentar esse momento.

Uma dica interessante é separar o assunto em tópicos de abertura, desenvolvimento e conclusão com indicações muito claras de cada um para que você não se perca.

Treine Sozinho Para Manter A Articulação

Treine sozinho e em voz alta tudo aquilo que você pretende dizer. Isso fará com que você perceba como as palavras vão fluir durante o seu discurso. Abra a boca sem medo e fale as palavras calmamente, de modo que sejam bem articuladas.

  • Exercícios:

Nessa etapa do seu preparo para perder o medo de falar em público você também pode fazer exercícios de articulação que ajudam a “soltar a língua” Aposte nos trava-línguas para isso.

  • Escolha uma boa postura:

Muitas vezes a dificuldade em se expressar também traz problemas posturais. Tente manter o corpo ereto e bem posicionado para que se torne mais claro na hora de se comunicar. Treine a sua postura no espelho.

Tenha Um Tempo Para Se Concentrar

Se você precisa se pronunciar em um evento ou mesmo apresentar um trabalho universitário, é importante que tenha um tempo para se concentrar antes de começar.

Fique a sós por alguns minutos, concentre-se e lembre-se de que você sabe o que precisa fazer. Respire pausadamente e mantenha o foco em sua missão. Evite se distrair demais, tente ter um momento de constatação da sua capacidade.

Faça um exercício simples de respiração, puxando o ar pelo nariz profundamente e liberando-o em seguida pela boca. Tente conter o ar nos pulmões por três segundos antes de liberar.

É Normal Sentir-Se Ansioso Às Vezes, Mas Não Deixe Isso Te Prejudicar

É importante entender que mesmo as pessoas mais experientes podem sentir ansiedade antes de um discurso ou um pronunciamento. Ter medo de falar em público não é um problema, e muito menos uma condição rara.

O importante é encontrar estratégias para tornar esse momento menos desesperador. E mais ainda: você não pode deixar o medo te parar!

Se você precisa ou quer falar em público, faça isso. Com certeza você já ouviu aquela frase motivacional: se der medo, vá com medo mesmo. Pode parecer um clichê, mas, muitas vezes essa é a máxima da vida adulta.

Com as dicas que demos aqui você conseguirá conter o medo de falar em público. Ele pode ser grande, mas não deve se maior do que a sua vontade de superá-lo.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.