Dicas De Como Falar Com Microfones Pedestal, Sem Fio E Lapela

Se você não está há muito tempo no mercado de palestras, ou não costuma falar em público com frequência, com certeza terá uma dúvida muito comum: como falar com microfones durante uma apresentação?

Muita gente não sabe como se portar ou como usar o objeto. Isso acaba fazendo com que a apresentação pareça bagunçada, sem que o palestrante saiba exatamente o que faze com as mãos ou como usar o microfone.

Isso piora um pouco quando pensamos que existem diferentes tipos de microfones. Eles podem ser de pedestal, sem fio ou lapela. Aí, quando você se acostuma com um, vem um evento novo e traz outro modelo.

Calma! Trouxemos um guia rápido para que você consiga usar cada um deles sem medo e aproveite essa facilidade na hora e se comunicar.

Dicas De Como Falar Com Microfones Pedestal, Sem Fio E Lapela

Aprenda A Falar Com Microfones De Diferentes Estilos

Primeiramente encare o microfone como um aliado. Ele vai fazer um trabalho árduo para que a sua voz consiga alcançar as pessoas com maior facilidade. Então ele é seu parceiro nessa empreitada.

  • Pedestal:

Esse microfone exige que você fique próximo ao pedestal. Muitas vezes ele possui fio, você pode remover do pedestal, mas não tem total liberdade com ele por conta da fiação.

O principal cuidado que você deve ter é justamente com o fio. Observe onde ele está e tenha cuidado para não tropeçar ou enroscar no fio. Tente não pegar no microfone quando ele está no pedestal. Isso pode parecer nervosismo e e insegurança.

Microfone Sem Fio – Um Dos Mais Populares Nas Palestras

Para aprender a falar com microfones é importante conhecer um dos modelos mais populares entre os palestrantes: o sem fio. Ele lhe permite uma movimentação muito melhor do que o anterior.

Sem os fios você consegue caminhar pelo espaço de palestra sem grandes dificuldades. Isso lhe dá uma liberdade que muitas vezes é essencial para que consiga se comunicar de maneira adequada.

Tenha atenção sobre onde você segura o microfone. Os microfones sem fio geralmente têm uma marca que indica o local onde sua mão deve ficar. Assim você evita desligar o aparelho ou comprometer o funcionamento.

  • Microfone de lapela:

O microfone de lapela é preso em sua roupa por uma presilha. O cuidado mais importante é garantir que nada vai “cobrir” o microfone, pois, isso poderia comprometer a projeção vocal.

No dia de sua palestra use uma roupa simples, sem muita elaboração ou coisas que possam, de alguma forma, atrapalhar a colocação do microfone.

Com ele você terá total liberdade para gesticular, andar, usar controles remotos, lanternas e outras coisas que possam lhe ajudar a comunicar e direcionar a sua palestra de maneira adequada.

Dicas Essenciais Antes De Usar Os Microfones

Depois de conhecer um pouco mais sobre como falar com microfones, é hora de ver umas dicas importantes que vão lhe ajudar a usar esses objetos. São dicas gerais, que servem para todos eles.

  • Converse com a equipe de som:

Para começar, converse com as pessoas que vão lhe ajudar com o equipamento de som. Saiba quais são os pontos do palco a serem evitados, onde pode ocorrer algum tipo de interferência sonora.

Também saiba a quem recorrer caso um microfone apresente falha, e sempre – SEMPRE – tenha um microfone substituto. Confira isso antes da apresentação.

Outra coisa importante é que você não encoste a boca no objeto. Muitas pessoas acham que isso ajuda a melhorar o som, mas é o completo oposto. Encostar a boca é anti-higiênico e abafa o som.

Com essas dicas de como falar com microfones de diferentes tipos você está pronto para palestrar e se fazer ouvir de maneira clara e potencial. Boa sorte!

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.