12 Alimentos que te ajudam a aumentar a produtividade

Estudos apontam que uma alimentação incorreta é um fator extrínseco para surgimento de sintomas de irritabilidade, estresse, depressão e um número elevado de doenças cardíacas e neurodegenerativas. 

Devido a isso, existem evidências de que o aumento da produtividade, está fortemente relacionado à prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável. Para te ajudar a aumentar a produtividade, selecionei 12 alimentos que são essenciais para serem inseridos na sua dieta.

Confira!

 

1. ABACATE

O abacate é sem dúvida, um dos alimentos mais gordurosos e calóricos da nossa dieta; no entanto, a fonte desse alimento provém de uma gordura boa que é responsável por reduzir os níveis do LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos, sendo portanto, importante na prevenção das doenças cardiovasculares e câncer.

O abacate é um anti-inflamatório natural, rico em vitamina E e também age no controle do hormônio do estresse; o cortisol, pela substância beta sitosterol que é responsável por aumentar a produtividade. 

Para atletas, o consumo do abacate é rico em proteínas e ajuda no fortalecimento e recuperação muscular.

 

2. ABÓBORA

A abóbora é um legume muito consumido no mundo, devido às múltiplas possibilidades de preparo, que vão desde o uso da abóbora cozida até o consumo das semestres. 

Esse alimento é muito importante para a saúde, devido a seu baixo índice glicêmico e por ser rico em carboidratos e fibras que garantem a sensação de saciedade. 

A abóbora é responsável pela redução do estresse, devido à substância contida na semente; o triptofano que converte a serotonina em hormônio da felicidade, que é fundamental para aumentar a produtividade.

                 

3. AÇAFRÃO DA TERRA

O açafrão da terra é uma especiaria natural que pode ser incorporada no nosso cotidiano, em carnes, frango, peixes e salada. 

Essa especiaria é um importante anti-inflamatório e bactericida. É responsável por melhorar a sua capacidade cognitiva, devido a sua a característica de aumentar a ação dos neurônios e a sinapse, sendo portanto, um forte fator para aumentar a produtividade.

 

4. AÇAÍ

O açaí é umas das frutas brasileiras mais potentes, devido ao seu alto poder oxidativo que combate os radicais livres e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. 

É rico em vitaminas e minerais e seu consumo está associado ao aumento da longevidade. Além do mais, essa substância possui alto teor de energia, sendo responsável pela contração muscular.  

Seu poder oxidativo é capaz de liberar substâncias que combatem o excesso de estresse, sendo um alimento muito importante para aumentar a produtividade e melhorar o estilo de vida.

 

5. ALGAS MARINHAS

Muito utilizada pela cultura asiática, as algas marinhas são fontes nutritivas de vitaminas, colágeno e minerais, que auxiliam na perda de peso, melhora do metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico e desintoxicação do organismo. 

Com fonte rica em fibras, a planta ajuda na perda de peso e libera a sensação de saciedade. Além do mais, possui fósforo e cálcio, duas substâncias essenciais para aumentar a produtividade, pois ajudam a aumentar as atividades cerebrais.

 

6. ARROZ PRETO

Comum na China , o arroz preto é um alimento rico em ferro, possui uma substância denominada antocianinas, que fortalece o sistema cardiovascular. 

É uma importante fonte de minerais que auxiliam no desenvolvimento ósseo, o que ajuda a melhorar o desempenho motor e é capaz de aumentar a produtividade no seu dia-a-dia.

  

7. BANANA

A banana é uma das frutas mais famosas e consumidas no Brasil. Rica em vitaminas C, A, D, B1, B2 e minerais, tais como; fósforo, potássio, cálcio e ferro. Possui alto teor de energia, sendo responsável por aumentar a produtividade das pessoas. 

É muito comum, ser consumida antes dos treinos para evitar cãibras durante os exercícios de alta intensidade. Sua casca possui atividade antibacteriana, sendo importante para eliminar micro-organismo.

 

8. BRÓCOLIS

O brócolis é um vegetal, proveniente da família Brassicaceae; rico em fenóis, selênio e vitamina C. 

Esse vegetal contém propriedades que ativam à atividade enzimática, favorecendo a absorção dos nutrientes, que gera um bom desempenho no organismo, sendo capaz de aumentar a produtividade. 

+ Veja também: Qualidade de vida: Se você é o que você come, o que é você?

Também é responsável pela proteção cerebral, devido ao ácido fólico presente no alimento, sendo um papel fundamental para aumentar a produtividade. 

 

9. CHOCOLATE AMARGO

Proveniente do Cacau, o chocolate amargo é uma importante alimento que possui alto teor de energia, é rico em oxidantes e melhora a atividade cardíaca. É rico em substâncias como a endorfina que diminuem o estresse. 

É também conhecido como “alimento da felicidade” por possuir a anandamida, uma substância comum por causar a felicidade e o bem-estar, sendo portanto, importante para aumentar a produtividade.

 

10. GENGIBRE

O gengibre é uma raiz tuberculosa, presente nos alimentos consumidos no dia-a-dia ,e também utilizado para fins medicinais. Possui ação bactericida e fúngica, o que fortalece o sistema imune. 

É um potente termogênico, responsável por acelerar o metabolismo e eliminar toxinas. É um forte anti-inflamatório usado como tratamento de doenças nervosas, o que aumenta o poder dos neurônios, facilitando a capacidade cognitiva, e como consequência é responsável por aumentar a produtividade. 

 

11. TOMATE

Um dos principais alimentos inseridos nas saladas, o tomate é responsável por reduzir o  índice de doenças; tais como, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, devido a presença de altas concentrações de antioxidantes e licopeno que auxiliam nesse processo. 

O tomate ajuda na recuperação muscular, através da presença de carotenoides, substâncias que combatem a inflamação, que tornam o sistema muscular mais resistente, melhorando o desempenho físico. 

No organismo o licopeno ajuda no transporte de oxigênio, e em adição com o potássio auxiliam na manutenção óssea; sendo, portanto, responsáveis por aumentar a produtividade.

 

12. SALMÃO

O salmão é um alimento essencial para você introduzir na sua dieta, porque possui propriedades nutritivas como vitaminas e sais minerais que atuam melhorando a saúde cardiovascular e o sistema imunológico, devido ao ômega 3, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante. 

Além do mais o ômega 3 é importante para aumentar a inteligência e do SNC, capaz de aumentar a produtividade do dia. 

 

Gostou das dicas de hoje? Então compartilhe em suas redes sociais para ajudar seus amigos a aumentar a produtividade no dia a dia! 

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.