storytelling: O Poder De Uma Boa História Na Hora De Falar Em Público

Quem é que não gosta de uma boa história? É justamente pensado nisso que o storytelling começou a entrar nas palestras, e se tornou uma das ferramentas mais potentes para cativar e entreter um público.

Essa é uma técnica que vem sendo amplamente utilizada no Brasil – e no exterior – para a realização de palestras. A ideia é muito simples: você deve contar uma história para conseguir apresentar a sua ideia.

Essa história precisa ser boa o suficiente não somente para entreter o público durante o evento, mas também – e principalmente – precisa fixar na memória, fazendo com que as pessoas se lembrem disso mesmo depois que passar.

Storytteling

Por Que O Storytelling É Tão Importante?

De modo geral, podemos dizer que o storytelling tem um grande valor por ir na contramão da comunicação frenética que mantemos hoje. Recebemos informações por todos os lados, e muitas vezes mal esclarecidas.

A ideia aqui é justamente contar uma história de forma mais calma, mais leve e até descontraída, fazendo com que aquela jornada daquele personagem seja facilmente assimilada.

  • Empatia:

A contação de história acaba gerando uma empatia, fazendo com que o público que a está escutando entenda toda a jornada do personagem, e até consiga se imaginar no lugar dele. Isso é importantíssimo para um discurso de qualidade.

  • Mas, como criar um storytelling potente?

Bom, agora que você já sabe o que significa storytelling e entende a sua importância para a comunicação, é hora de falarmos efetivamente sobre como você pode estruturar isso.

  • A ideia:

A primeira coisa é ter uma ideia, entender o que você quer contar. Escolha uma história que tenha uma mensagem principal por trás, e nela que você focará suas energias.

  • Crie um slogan:

Uma vez que você tenha a mensagem clara em sua mente, é hora de transformá-la em um slogan. Tente resumir tudo aquilo em uma frase forte, determinante, chamativa.

Monte O Roteiro Com Começo, Meio E Fim

Por fim, você deve colocar toda essa ideia em uma organização que siga a ordem de começo, meio e fim. Use o slogan como guia, sempre percebendo qual é o objetivo e retornando para ele quando perceber que a história está se perdendo.

  • Artefatos Tecnológicos:

Você pode – e deve – aproveitar a tecnologia para potencializar o seu storytelling. Para isso, use vídeos, animações, slides e outras ferramentas que possam lhe trazer suporte para contar essa boa história.

Os vídeos – de filmes ou de animações – são perfeitos para isso pois conseguem elevar a emoção e o envolvimento do espectador. Mas, nessa hora vale a pena usar a criatividade a seu favor.

Na Hora De Apresentar…

Na hora de fazer a sua apresentação é fundamental que você conheça a história a ser contada. Se você não foi o responsável por preparar o material tenha acesso a ele antecipadamente pra que possa revisar a história várias vezes.

O ideal é que você não interrompa o vídeo ou a história. Deixe que ela corra por completo antes de fazer observações e puxar a conversa com o público. Esse momento de imersão no que está sendo contado é um dos pontos essenciais do storytelling.

  • Quando usar?

A técnica de storytelling tem sido utilizada por pessoas em todo o mundo em diversas ocasiões. É uma estratégia simples e fácil para potencializar um discurso e ilustrar uma ideia.

Aproveite tudo o que você aprendeu sobre storytelling e veja o seu discurso ganhar um novo patamar de compreensão e importância, cativando ainda mais a sua audiência.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.