7 Formas eficientes para criar hábitos positivos em sua vida

Você sabia que criamos hábitos para poupar esforços e deixar nossas vidas mais ágeis?  Por outro lado, isso pode ser útil tanto para o bem, como para o mal, por isso é importante ficar atento e buscar sempre criar hábitos positivos.

Podemos dizer que quanto mais você repete algo, mais excelente você se torna naquilo — e isso pode ser literalmente qualquer coisa!

E essa pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso.

A boa notícia é que todo hábito pode ser mudado, mas é importante ressaltar que não é uma tarefa tão fácil, contudo totalmente possível.

Interessado em saber formas de criar hábitos positivos eficientes que podem transformar sua vida? Então acompanhe neste artigo algumas valiosas dicas!

Comece pequeno

Muitas pessoas acabam cometendo um grande erro na hora de mudar seus hábitos, elas definem metas muito ambiciosas e querem resultados rápidos.

Dessa forma, empolgados, começam a fazer academia e realizar 5 treinos por semana o mais rápido possível, algumas querem mudar de uma hora para outra a dieta de forma drástica, enquanto outras começam a meditar 25 minutos por dia, sem nunca ter meditado antes!

Porém, tudo isso requer de nós uma grande quantidade de força de vontade, e como vem sendo estudado, a força de vontade é como um músculo que precisa ser treinado.

O resultado? As pessoas acabam desistindo logo no início do processo. Listei abaixo algumas formas corretas que podem te ajudar a criar hábitos positivos, veja:

  • Em vez de fazer 30 flexões, faça 5;
  • Em vez de mudar toda a dieta, vá acrescentando um novo alimento por dia;
  • Em vez de pular corda por 15 minutos, pule por 3 minutos;
  • Em vez de ler um capítulo de um livro por dia, leia duas páginas.

Comece com hábitos positivos de forma gradativa.

Foque em apenas um hábito por vez

Não tente mudar tudo de uma vez, isso vai acabar sobrecarregando você.

É importante destacar aqui, que você precisa ter em mente um objetivo claro e objetivo, caso contrário você não irá se comprometer.

Por isso, faça uma reflexão — imagine. Qual hábito você pode mudar?

Faça uma lista de hábitos positivos e busque encontrar aquele que você possa ter um resultado alinhado com suas metas.

Então trabalhe ele por pelo menos duas semanas e sinta a evolução que você teve, dessa forma, assim que ele estiver sólido, você passar para o próximo nível.

Ative seus gatilhos

Você sabia que toda vez que um hábito acontece um gatilho foi disparado?

No livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg é afirmado que um hábito só é ativado quando a pessoa é exposta a um gatilho. Agora, você pode estar se perguntando, o que é um gatilho?

Um gatilho é tudo aquilo que dispara um hábito, se uma pessoa tem ansiedade e fuma, toda vez que ela sentir ansiedade ela irá pegar um cigarro e fumar.

A ansiedade é um gatilho para essa pessoa começar a fumar.

Assim saber da existência do gatilho pode nos fazer identificar o evento que inicia nossos hábitos e conseguir modificar certos padrões.

Por isso se quiser criar hábitos positivos crie gatilhos:

  • Se for ir à academia de manhã, deixe a camisa perto da cama;
  • Se quer ler um livro ao chegar em casa, deixe ele aberto.

Faça da rotina um hábito

Às vezes podemos confundir hábitos com rotinas, porém há certas diferenças em ambos.

Um hábito é uma ação ou uma sequência de ações que realizamos sem precisar pensar.

Um exemplo que pode ser demonstrado é quando uma pessoa acorda, vai ao banheiro, escova os dentes, coloca o uniforme do serviço, vai para cozinha e bebe água, tudo isso sem precisa pensar.

Enquanto uma rotina é uma ação ou uma sequência de ações que fazemos de maneira consciente.

Uma pessoa que lava a garagem toda segunda-feira não faz isso no automático, ela normalmente pensa e se exige para fazer aquilo, há esforço.

A grande vantagem da rotina é que ela nos dá controle das nossas atividades, pois ela é pensada.

Portanto, uma rotina bem planejada nos permite antecipar quais ações serão realizadas.

A dica aqui é você escrever o que irá fazer no dia seguinte, antes de ir dormir.

Ou fazer uma lista de tarefas para serem cumpridas durante o dia, ou durante a semana.

Seja um pouco mais detalhista, colocando o horário e o local, assim você estabelece mais comprometimento para fortalecer esses hábitos positivos criados.

 

Se recompense, mas tenha cuidado

A recompensa tem um importante papel na criação de hábitos positivos, é ela que faz com que o hábito seja memorizado.

É a lembrança da recompensa que nos faz querer realizar novamente um hábito, então reforce a lembrança da recompensa dos hábitos positivos.

Contudo, há algumas ressalvas.

Você sabia que uma das grandes razões de termos hábitos negativos é pela razão que eles nos trazem boas sensações?

Pois é… O problema é que essas sensações são boas apenas em curto prazo.

Assim quando terminar uma atividade que se propôs a fazer, se recompense de maneiras saudáveis.

Lembrete: Sempre celebre as pequenas vitórias!

Procure referências

Busque encontrar pessoas que possam inspirar você na sua caminhada de criar  hábitos positivos.

Ao encontrar ajuda com os profissionais na área em que você quer ter sucesso, você pode observar o que eles fazem e assim aplicar na sua vida o que pode.

Essas pessoas chegaram ou tem aquilo que você deseja, é uma ótima oportunidade para você as ter como uma referência.

Tenha bons amigos

Se pararmos para pensar, as pessoas a nossa volta exercem grande influência sobre cada um de nós.

Sabendo disso, é importante que as pessoas que convivem conosco, possam nos apoiar nessas novas decisões.

Com certeza você já deve ter ouvido que você é a média das 5 pessoas que convive.

Dessa forma, para que você tenha maior chance de sucesso na construção de novos hábitos, cerque-se de apoiadores.

Avise seus amigos dos seus planos, para que eles não ofereçam coisas que podem disparar hábitos antigos.

Ou construa novas relações para tornar a jornada mais prazerosa.

Para conseguir mudar seus hábitos, é importante sempre lembrar que é uma jornada que se começa gradualmente, e que se conquista todos os dias.

Quanto mais hábitos positivos você construir, cada vez menos eles vão gerar esforço, e cada vez mais perto você estará de uma vida melhor.

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Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

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