Se você tem uma apresentação ou uma palestra pela frente é fundamental pensar em alguns cuidados com a voz antes de falar em público. Eles ajudarão na saúde vocal e garantirão uma melhor projeção de som.
Engana-se quem pensa que somente no canto é que os cuidados vocais são importantes. Eles também têm impacto direto na voz falada. Por isso, grandes palestrantes e oradores seguem uma rotina cuidadosa com a voz.
Hoje você aprenderá alguns cuidados com a voz que podem ser aplicados antes de falar em público. Você perceberá uma voz mais solta e fluida, sem embargos e sem dificuldades para se soltar.
Cuidados Com A Voz Que Todo Palestrante Deve Conhecer
Que atire a primeira pedra quem não teve uma professora na infância com dificuldade na voz de tanto gritarem sala de aula. Esse é um carma de quem precisa falar em público com frequência, mas os cuidados com a voz podem lhe ajudar a contornar esse problema.
-
Dormir bem:
A primeira coisa importantíssima é que você tenha uma noite de sono agradável antes da palestra. O sono adequado assim como uma alimentação equilibrada impacta diretamente em sua saúde vocal.
-
Hidratação:
O trato vocal precisa estar bem hidratado para que consiga trabalhar de maneira adequada. Então, beba água – mas, não gelada! – e mantenha a região sempre bem molhada.
Em dias mais secos você pode usar uma inalação ou nebulização com soro fisiológico. Essa é uma técnica inclusive utilizada pelos cantores líricos que precisam manter a voz sempre impecável.
Repousar A Voz Dias Antes É Essencial
Se você é do tipo falador, que não consegue ficar quieto um minuto, saiba que terá que se policiar. Ao menos no dia anterior à palestra é indicado que você mantenha a voz em repouso, falando o mínimo possível.
-
Aquecimento e articulação:
Um dos cuidados com a voz que não pode ficar fora de sua lista de checagem é o aquecimento. As cordas vocais precisam ser “despertas” para que comecem a trabalhar. O aquecimento envolve uma série de exercícios que ajudam a soltar as cordas, fazendo com que projetem o som de maneira mais adequada.
Já os exercícios articulares têm a intenção de liberar qualquer tensão muscular ou trava na região axilar. Abra e feche a boca, solte os lábios e a língua, relaxe a região com massagens faciais, etc.
-
Leia o texto em voz alta:
Pouco antes e se apresentar é interessante ler o texto em voz alta para ver como as coisas estão se saindo. Tente manter a cabeça mais erguida, de modo que a garganta não fique contraída. Assim sua voz terá uma projeção mais fácil.
Não Force A Sua Voz Antes Da Palestra – Nem Durante Ela
Para evitar lesões vocais você deve ter cuidado para não forçar demais. Falar, cantar e se expressar não deve ser uma atividade dolorosa. Se você percebe que a sua voz está “arranhando”, evite continuar, desacelerem, diminua o tom.
Pense na sua voz como cordas de violão. Elas não podem ser forçadas além da conta pois, ao invés de entregarem a nota esperada, elas podem se romper.
Por fim, se você usa a voz como instrumento de trabalho é essencial manter um acompanhamento adequado com um profissional qualificado. Existem médicos e fonoaudiólogos que trabalham exclusivamente com a voz para canto e para discursos.
Com esses cuidados com a voz você dificilmente terá algum problema grave com sua ferramenta mais importante. Sempre tenha o cuidado de aquecer e preservar a voz antes de uma utilização intensa.