Aprenda Técnicas De Expressão Corporal

As técnicas de expressão corporal podem ajudar a melhorar a sua comunicação de diversas maneiras. A boa comunicação também passa pela forma como você se comporta fisicamente em uma situação profissional, por exemplo.

Os braços, a coluna e até mesmo o seu olhar compõem o seu diálogo e dão ênfase à sua voz. Quando tudo isso está comprometido você pode não ser percebido da forma como gostaria, impactando negativamente na sua mensagem.

A melhor forma de fugir disso é justamente encontrando e aprendendo técnicas de expressão corporal que lhe ajudem a manter uma postura adequada. Com isso, não somente a projeção de sua voz será melhor como toda a informação será mais clara.

Aprenda Técnicas De Expressão Corporal

Melhores Técnicas De Expressão Corporal

No momento em que você decide se pronunciar é importante prestar atenção não somente na escolha das palavras e na entonação adequada para a ocasião. O seu corpo e a forma como você se posiciona e se movimenta também têm impacto no seu entendimento.

  • Postura adequada:

Uma postura adequada trará mais confiança ao mesmo tempo em que ajuda você a projetar a voz. Então, tente manter as costas retas, o corpo devidamente no lugar.

Se você tem dificuldades com isso é importante buscar ajuda de um profissional para correção postural. Isso fará toda a diferença em suas apresentações e palestras.

O Que Fazer Com Os Braços?

Os braços são sempre um “problema” na hora de palestrar. Muitas pessoas não sabem o que fazer com eles e acabam mexendo demasiadamente as mãos.

A gesticulação excessiva pode cansar as pessoas que estão assistindo e pode tirar a atenção do ouvinte. Então, tente controlar isso.

Jamais fique com os braços cruzados. Isso indica que você está fechado para diálogo, e não deve acontecer quando você está apresentando ou defendendo alguma ideia. Também evite colocar as mãos no bolso – isso pode aparentar descaso.

O ideal é agir…naturalmente. As mãos e os braços estão ali e devem indicar alguma coisa que você queira mostrar, podem servir para gesticular e dar ênfase, mas tudo e forma muito calma e nada excessiva.

Cuidado Com O Tom De Voz – Ele Também Tem Papel Na Sua Postura!

Quando falamos em técnicas de expressão corporal também precisamos considerar o tom da voz como parte essencial de sua performance. Isso porque, na ânsia parecerem mais seguras, muitas pessoas acabam elevando o tom de voz ao discursar.

A voz precisa, sim, ser clara. É fundamental saber como projetá-la, mas isso nada tem a ver com elevar a voz de maneira indiscriminada. Muito pelo contrário: a voz alta demais pode indicar insegurança e dificuldade em se comunicar.

O tom tem que ser mediano, agradável e precisa indicar a sua segurança e confiança ao tratar do determinado tema. Porém, sem parecer que está gritando com os espectadores ou elevando demais o tom.

 

  • Encare os espectadores:

Aproveite a oportunidade de estar frente a frente com as pessoas que estão lhe escutando e não tenha receio em encarar. Claro que isso não deve acontecer a ponto de constranger ou incomodar. Mas busque criar esse vínculo através do olhar.

Aprenda A Entonar A Voz Para Dar Ênfase

Você com certeza já assistiu palestrantes que conseguem entreter o público. Muitas vezes isso ocorre por conta da interpretação vocal. A forma como se dá ênfase á algumas frases e as torna cada vez mais potentes é importante.

Você deve usar essa estratégia para retomar a atenção do público caso perceba que ela está se dispersando. Mas, não exagere também para que não pareça algo teatral demais – se não for essa a intenção.

Aprenda as técnicas de expressão corporal e veja a suas palestras ganharem um novo nível de qualidade. É importante saber usar o corpo como instrumento comunicativo.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.