Se você está trabalhando com marketing digital, então com certeza já ouviu falar sobre tráfego pago. É um dos termos mais comuns da área e entender perfeitamente o seu conceito é imprescindível.
Há diversas possibilidades no mundo do marketing e entender sobre cada uma delas irá te ajudar a traçar a melhor estratégia voltada para o seu público-alvo.
Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o tráfego pago, incluindo as principais vantagens dessa ferramenta.
O que é tráfego pago
Então, primeiramente, o que seria o tráfego pago? O nome acaba sendo bem intuitivo, não é mesmo? É uma ferramenta de anúncios que necessita de investimento para rodar.
Como tudo isso funciona? Você irá desenvolver uma campanha em forma de anúncio e associá-la a essa ferramenta. Quando alguém realizar alguma pesquisa ou estiver visitando uma página, o seu anúncio irá aparecer em prioridade.
Quer um exemplo? Quando você pesquisa algo no Google e os primeiros exemplos aparecem categorizados como ANÚNCIO. Isso é resultado do tráfego pago.
Modelos de cobrança
Como investir nessa ferramenta? Você irá colocar um valor X na plataforma e a cada ação realizada será descontado um pouco do seu caixa. Como assim? Conheça os principais tipos de cobrança para entender melhor:
- CPC (Custo Por Clique) – você irá pagar cada vez que o usuário realizar um clique
- CPM (Custo por Milhares) – a cada mil impressões será debitado o valor da sua conta
- CPA (Custo por Ação) – quando o usuário faz determinada ação, como fazer um cadastro
Quais as principais Vantagens
E no final das contas, quais são as vantagens do tráfego pago? Considerando que é possível realizar marketing sem precisar investir nas campanhas, quais seriam os benefícios disso? Será que vale realmente a pena?
Confira quais são as vantagens desse tipo de ferramenta de marketing a seguir:
Resultados Imediatos
Primeiramente, podemos dizer que uma das vantagens é que os resultados são imediatos.
A partir do momento que você desenvolve uma campanha adequadamente e posiciona bem o seu anúncio de maneira assertiva, com toda a certeza ganhará maior visibilidade.
Consequentemente, isso irá aumentar o seu número de vendas e, além disso, terá mais credibilidade no mercado e os usuários terão mais confiança no seu negócio.
Direcionamento assertivo
No momento de configurar as suas campanhas de tráfego pago será necessário dizer quais são as características do seu público-alvo.
Dessa forma a ferramenta irá segmentar para quem enviará o anúncio, deixando a campanha muito mais assertiva.
Ou seja, as pessoas não recebem algo de maneira aleatória. Se receberem o seu anúncio é porque se encaixa nos requisitos de um lead com potencial para cliente.
Investimento flexível
Outro ponto muito positivo é a questão do investimento flexível. Você pode investir centenas de reais – e até milhares – em anúncios, mas também pode investir coisa de R$ 20,00.
É claro que isso irá impactar no alcance da campanha, mas para quem está começando é uma ótima alternativa.
Sistema Self service
Isso quer dizer que você mesmo pode realizar a configuração de suas campanhas. Não vai precisar de algum intermediador.
Ao conhecer mais sobre marketing digital e especificamente sobre essa ferramenta de anúncios, você conseguirá criar suas próprias campanhas, bem como alterá-las quando quiser.
Acompanhamento de Métricas
Esta ferramenta é integrada e você terá facilmente o acesso às métricas. Elas são importantes para saber onde você está errando ou não.
Enfim, essas foram algumas considerações sobre o tráfego pago. Quer saber mais? Conheça o e-book Marketing Digital: Aprenda A Fazer As Suas Primeiras Vendas.