Nicho De Mercado: O Que É E Qual A Importância De Definir O Seu?

Nicho de mercado

Você sabe o que é nicho de mercado? Ao ouvir esse termo você provavelmente já deve ter uma ideia a respeito, não é mesmo? Porém, será que você sabe definir de forma assertiva do que se trata?

Antes de aprofundarmos mais sobre esse assunto, é importante salientar que entender a respeito disso é imprescindível para ter um negócio de sucesso. Sem essa percepção tudo ficará mais difícil, como irá notar.

Neste artigo você irá entender um pouco mais sobre esse termo, bem como a importância de definir o seu próprio nicho. 

O que é nicho de mercado

Primeiramente, o que seria o nicho de mercado? O termo nada mais é do que a referência a um segmento específico dentro de uma área do mercado. 

Por exemplo, a área da saúde possui diversos nichos que podem ser trabalhados. Veja apenas algumas das variedades:

  • Produtos para emagrecimento saudável
  • Produtos para diabéticos 
  • Produtos para quem sofre com queda de cabelo acentuada 
  • Produtos para quem possui problemas de mobilidade
  • Dentre outros 

Se você trabalha com culinária, por exemplo, deve saber que há diversos nichos no mesmo mercado, não? Há quem trabalhe com marmitas para o dia a dia e há quem trabalhe com docinhos super gourmets

O primeiro passo é escolher o seu mercado, mas depois é necessário afunilar para não se perder em algo tão vasto. 

Qual é a importância 

E, no final das contas, qual é a importância de definir um nicho de mercado? Bem, é justamente sobre o que acabamos de falar. Quando você não define o seu nicho tudo fica mais difícil, na realidade. 

Você não terá um público-alvo, metas, perspectivas de crescimento, métricas ou inovações direcionadas. Isso, estrategicamente falando, é bem ruim para o seu negócio.

É como se você ficasse sem rumo e, como deve imaginar, irá prejudicar os seus resultados. Sendo assim, não deixe de estabelecer muito bem o seu nicho. Tenha isso em mente, pois as estratégias serão traçadas em cima disso. 

Benefícios de segmentar bem o seu nicho 

Além de necessário, também é muito benéfico estabelecer um nicho de mercado. Veja algumas das vantagens: 

  • Menor concorrência 

Quando você segmenta bem aquilo que você irá trabalhar terá menos concorrência.

  • Maior exclusividade 

Seus produtos terão maior exclusividade no mercado e isso gerará automaticamente maior credibilidade. 

  • Decisões mais assertivas

Você conhecerá bem o seu público-alvo e isso irá lhe ajudar a tomar as decisões corretas.

  • Facilidade com as métricas

Avaliar as métricas de um grupo segmentado acaba sendo bem mais fácil do que de um grupo muito generalizado. 

Sendo assim, avaliar os resultados para descobrir o que está dando certo e o que está dando errado acaba sendo bem mais simples.

Escolha um nicho que você tenha paixão 

Outro ponto importante é que você não deve fazer a escolha pensando apenas no status do mercado para o nicho escolhido, mas, também, na sua relação com a área.

Quanto mais conhecimento na área, bem como paixão em trabalhar nela, melhor. Isso irá ajudar você a ter outra perspectiva sobre o seu negócio e se aproximar mais do seu público-alvo.

É claro que você deve tentar unir o útil ao agradável, buscando um mercado que tenha demanda e que demonstre sinais de ser promissor. Encontrando esse elo, suas chances de sucesso são bem maiores.

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Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

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