Você sabe o que é nicho de mercado? Ao ouvir esse termo você provavelmente já deve ter uma ideia a respeito, não é mesmo? Porém, será que você sabe definir de forma assertiva do que se trata?
Antes de aprofundarmos mais sobre esse assunto, é importante salientar que entender a respeito disso é imprescindível para ter um negócio de sucesso. Sem essa percepção tudo ficará mais difícil, como irá notar.
Neste artigo você irá entender um pouco mais sobre esse termo, bem como a importância de definir o seu próprio nicho.
O que é nicho de mercado
Primeiramente, o que seria o nicho de mercado? O termo nada mais é do que a referência a um segmento específico dentro de uma área do mercado.
Por exemplo, a área da saúde possui diversos nichos que podem ser trabalhados. Veja apenas algumas das variedades:
- Produtos para emagrecimento saudável
- Produtos para diabéticos
- Produtos para quem sofre com queda de cabelo acentuada
- Produtos para quem possui problemas de mobilidade
- Dentre outros
Se você trabalha com culinária, por exemplo, deve saber que há diversos nichos no mesmo mercado, não? Há quem trabalhe com marmitas para o dia a dia e há quem trabalhe com docinhos super gourmets.
O primeiro passo é escolher o seu mercado, mas depois é necessário afunilar para não se perder em algo tão vasto.
Qual é a importância
E, no final das contas, qual é a importância de definir um nicho de mercado? Bem, é justamente sobre o que acabamos de falar. Quando você não define o seu nicho tudo fica mais difícil, na realidade.
Você não terá um público-alvo, metas, perspectivas de crescimento, métricas ou inovações direcionadas. Isso, estrategicamente falando, é bem ruim para o seu negócio.
É como se você ficasse sem rumo e, como deve imaginar, irá prejudicar os seus resultados. Sendo assim, não deixe de estabelecer muito bem o seu nicho. Tenha isso em mente, pois as estratégias serão traçadas em cima disso.
Benefícios de segmentar bem o seu nicho
Além de necessário, também é muito benéfico estabelecer um nicho de mercado. Veja algumas das vantagens:
- Menor concorrência
Quando você segmenta bem aquilo que você irá trabalhar terá menos concorrência.
- Maior exclusividade
Seus produtos terão maior exclusividade no mercado e isso gerará automaticamente maior credibilidade.
- Decisões mais assertivas
Você conhecerá bem o seu público-alvo e isso irá lhe ajudar a tomar as decisões corretas.
- Facilidade com as métricas
Avaliar as métricas de um grupo segmentado acaba sendo bem mais fácil do que de um grupo muito generalizado.
Sendo assim, avaliar os resultados para descobrir o que está dando certo e o que está dando errado acaba sendo bem mais simples.
Escolha um nicho que você tenha paixão
Outro ponto importante é que você não deve fazer a escolha pensando apenas no status do mercado para o nicho escolhido, mas, também, na sua relação com a área.
Quanto mais conhecimento na área, bem como paixão em trabalhar nela, melhor. Isso irá ajudar você a ter outra perspectiva sobre o seu negócio e se aproximar mais do seu público-alvo.
É claro que você deve tentar unir o útil ao agradável, buscando um mercado que tenha demanda e que demonstre sinais de ser promissor. Encontrando esse elo, suas chances de sucesso são bem maiores.
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