Entenda As Métricas Do Marketing Digital

métricas do marketing digital

Se você realmente quer ter sucesso com o seu negócio a partir do marketing digital é imprescindível que você conheça as principais métricas do marketing digital, pois somente dessa forma você conseguirá mensurar seus resultados.

Um dos maiores erros de quem trabalha utilizando as soluções de marketing é não avaliar os resultados. Mas como fazer isso? Veja bem, não é apenas o valor de venda que influencia, mas, sim, diversas outras métricas.

E neste artigo você vai conferir quais são as principais métricas para você fazer uma boa avaliação do seu negócio. Vamos lá?

Métricas do marketing digital

Quando falamos em métricas do marketing digital há um universo que podemos citar, mas neste artigo vamos falar sobre as principais delas.

Custo de aquisição por cliente

O Custo de Aquisição por Clique (CAC) é uma forma de avaliar quanto o seu negócio precisa desprender para conseguir realizar uma conversão.

Ticket médio

O ticket médio, como o nome já sugere, é a média – em reais – do quanto cada cliente investe. Se o valor estiver abaixo, campanhas de upsell podem ser uma boa estratégia.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a relação entre pessoas que acessam as suas campanhas e aquelas que realmente realizam as ações desejadas (preencher um formulário, fazer a compra, realizar um cadastro…).

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a relação entre as vezes que o número da página foi aberto com o número de conversão feitas nela.

Valor do tempo de vida do cliente (LTV)

Já o LTV (Lifetime Value) traz o potencial de lucro de cada cliente e mostra a receita média deles durante o tempo de permanência no seu negócio.

Custo por lead

Quanto é o seu custo por lead? Ou seja, quanto é o custo necessário para conseguir atrair uma pessoa (não necessariamente uma conversão).

Visualizações de página

A visualização por página é a quantidade de vezes que a página foi aberta por um visitante ou lead.

Duração média da sessão

É a divisão entre o tempo total de navegação com o número de acessos. Isso mostra se os leads estão navegando ou não, de fato, nas suas páginas.

Como conseguir essas métricas?

De fato, são muitas as métricas do marketing digital e todas elas têm um resultado importantíssimo em sua análise… Porém, como conseguir todos esses dados?

Existem ferramentas que realizam essa leitura e trazem tais resultados de forma muito visual. Uma delas é o Google Analytics. Através dele você conseguirá rastrear todas essas métricas de forma inteligente.

Não há como fazer isso de maneira manual, visto que você não possui o controle de quem acessa ou não as suas plataformas, sendo assim, é necessário contar com a ajuda da tecnologia. Além de fácil, é mais assertivo.

Como melhorar?

Todas as métricas do marketing digital querem dizer alguma coisa, sendo muito importante refletir sobre elas para conseguir o melhor desempenho para o seu negócio.

Controlá-las não é o suficiente, é preciso avaliá-las e tomar ações estratégicas para que os resultados sejam ainda melhores com o passar do tempo.

Supondo que o número de acesso na página é muito alto, mas o tempo de permanência é baixo… o que isso quer dizer? Quer dizer que as chamadas estão interessantes, mas o conteúdo não.

Você precisa pensar sobre todas essas métricas para conseguir chegar onde deseja.

As métricas do marketing digital são aliadas no seu negócio, quanto mais você monitorá-las, melhor! Ter o controle das suas ações de marketing, blog e outras plataformas é imprescindível para identificar os gargalos e oportunidades.

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Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

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