Ética profissional: como torná-la mais presente no trabalho

Ética profissional: como torná-la mais presente no trabalho

Quando falamos sobre empresas, é importante ter em mente um conjunto de valores e aspectos morais que fazem toda a diferença em um ambiente de trabalho. E por que falar em ética?

O que é ética?

A ideia de ética vem do grego éthos, que significa a propriedade do caráter. E quando pensamos nessa palavra dentro da sociedade, entendemos que os valores pessoais podem variar de pessoa para pessoa, não esquecendo que a ética tem um significado e uma presença muito mais abrangente.

E como isso funciona no ambiente de trabalho?

O grande propósito da ética no ambiente de trabalho, é não ferir o próximo e o bom convívio em grupo. Muitas pessoas acabam abrindo mão desse conceito quando julgam necessário e quando o assunto é crescer e fazer carreira, mas isso é uma terrível falha e não é bem visto pelos colegas e superiores.

Quando uma empresa e seus colaboradores caminham juntos rumo aos mesmos propósitos, isso gera inúmeros benefícios para o time e para a rotina de trabalho. As pessoas se sentem mais motivadas, o autoconhecimento se torna um valor e o respeito pela empresa e pelos colegas, aumenta.

Quais são as posturas adequadas para promover a ética profissional?

Para promover um ambiente mais justo e moral, existem algumas atitudes que elevam a boa convivência e o profissionalismo, dentre elas temos:

Honestidade – tenha a certeza de que realiza seu trabalho de maneira honesta e sincera, isso ajuda a construir um ambiente mais imparcial, longe de prejuízos e enganos.

Humildade – pessoas humildes agregam muito mais em um ambiente de trabalho. Elas sabem ouvir, apreciam o trabalho do outro e sabem se posicionar com cautela e sabedoria em relação aos companheiros de empresa.

Educação – esse tópico é o mais abrangente de todos e um dos mais importantes também. Uma pessoa educada não ultrapassa os seus próprios limites e nem os do próximo, ela sabe respeitar, entende que privacidade é ideal e que não é prudente falar de outras pessoas longe da sua presença.

Responsabilidade – tenha a certeza de que assume para si todas as responsabilidades das quais consegue dar conta, e quando isso não for possível, seja humilde para pedir ajuda e explicar que determinadas sobrecargas são demais para você.

O que você deve evitar em um ambiente de trabalho?

Algumas atitudes não são nada profissionais e éticas, então melhor evitá-las:

falta de pontualidade;
falta de respeito com o próximo;
brincadeiras excessivas com os colegas;
fofocas e conversas fora de hora;
assédio;
mentiras e comportamentos íntimos com outras pessoas da empresa.

Essas ações, sejam elas boas ou ruins, dizem muito sobre o profissional que você é ou pode se tornar. Ter cautela e ética não só no ambiente de trabalho, mas aonde quer que você esteja, tornará sua vida muito mais produtiva e com grandes chances de obter sucesso.

Você já parou para se autoconhecer e descobrir como está a sua postura?

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Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

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