Dificuldade de se relacionar com pessoas? Veja como resolver

Os seres humanos evoluíram para uma espécie altamente social e que vive em complexas malhas de relacionamentos no dia a dia. Precisamos nos relacionar com pessoas em uma base diária, por isso, quando apresentamos dificuldades com esse procedimento, podemos acabar “Ficando para trás.”

Se relacionar com pessoas é uma tarefa diária e essencial do dia a dia. Precisamos ter um bom relacionamento com os outros no trabalho, em atividades sociais e até mesmo dentro de casa. Não é à toa que a busca por “bom comportamento interpessoal” está presente em quase todas as vagas de emprego encontradas no mercado.

Infelizmente, não é difícil apresentar dificuldades de se relacionar com pessoas em diferentes áreas, e isso pode atrapalhar bastante como nós levamos nossas vidas. Caso você tenha problemas com relacionamentos interpessoais, tenho algumas dicas que podem ajudar bastante a se relacionar com pessoas de forma eficiente.

 

Dificuldade de se relacionar com pessoas – Como resolver?

Existem diferentes maneiras para poder melhorar o relacionamento interpessoal, porém, é preciso saber se a dificuldade de relacionamento não está ligada com a fobia social, um problema psicológico que atrapalha os relacionamentos pessoas e profissionais.

 

O que é a fobia social?

Se você sente uma timidez incontrolável, a ponto de ter medo de se relacionar com as pessoas e ter até mesmo efeitos físicos por conta dessa ansiedade, pode ser que você não tenha apenas dificuldade de se relacionar com pessoas.

Casos extremos de ansiedade e timidez ao ter que passar por interações sociais, podem ser considerados como fobias sociais, que é um problema que necessita de ajuda profissional. Não é fácil identificar esse tipo de fobia, por isso, é preciso acompanhar alguns sintomas que costumam estar presentes nesses quadrados. Entre eles estão:

  •  Sentimento constante de inferioridade e autoavaliação negativa
  • Pensamentos negativos constantes
  • Sensibilidade a críticas ou a qualquer tipo de negatividade e rejeição
  • Ansiedade antecipatória antes de qualquer evento social

 A fobia social pode ser originada de traumas sociais, pode ser passado por herança genética ou a partir de um desenvolvimento na fase infantil limitado e muito restrito.

Caso você tenha alguns desses sintomas e desconfie de fobia social, procure um médico ou psicólogo para ajudar com a condição.

 

Lidando com a dificuldade de se relacionar com pessoas

Caso você não tenha fobia social e apenas precise aprender a lidar melhor com relacionamentos interpessoais, existem maneiras de treinar a mente ao mudar pequenos comportamentos no dia a dia.

Veja como você pode melhorar seu relacionamento interpessoal, se relacionando melhor com as pessoas e consequentemente melhorando as diversas áreas da sua vida:

 

Aprenda a ouvir as pessoas

A primeira coisa a se fazer para aprender a se relacionar melhor com as pessoas na sua vida pessoal e profissional é aprender a ouvi-las. Passar a ouvir as pessoas pode trazer diferentes benefícios para as suas relações interpessoais diárias. 

+ Veja mais: Descubra como o medo de falar em público pode impactar seu negócio

Além de passar a ser uma pessoa mais querida entre os meios sociais, afinal todo mundo gosta de quem sabe ouvir, você também pode descobrir muito sobre quem está falando e até passar a ter curiosidade em interações com aquele indivíduo.

Saber ouvir é uma das qualidades fundamentais para garantir um bom relacionamento em qualquer âmbito. O livro da autora Beverly D. Flaxington, “Como se Relacionar Melhor com as Pessoas”, traz dicas fundamentais para melhor a sua comunicação, veja algumas delas:

 

“Preste atenção na pessoa com quem você interage.

Quando ela falar com você, ouça de verdade.

Não deixe de prestar atenção porque está concentrando no que vai dizer em seguida.

Pare de interpretar.

Coloque de lado a necessidade de passar uma certa imagem quando está com ela.

Concentre-se em quem está diante de você, ou do outro lado da linha.

Observe o que essa pessoa está sendo.

Aprenda como ela é.

Provavelmente, não existe maneira mais eficaz de fortalecer nossos relacionamentos do que direcionar nossa energia emocional para nos concentrarmos no que o outro está dizendo e fazendo.

Em qualquer interação, aquele que aprendeu a reconhecer o próprio estilo e consegue reconhecer o estilo do outro sempre terá o poder de se comunicar de forma mais eficiente.”

 

Busque gostar das pessoas com quem você se relaciona

Quando você passa a ouvir as pessoas, você pode passar a gostar delas e com isso ter mais interesse, ou um interesse real, pelos relacionamentos que você desenvolve com colegas. Assim, você não apenas melhora consideravelmente a sua relação com pessoas, como passa a gostar de buscar esses relacionamentos entre as pessoas presentes na sua vida.

 

Aceite a diversidade

Recentemente a nossa sociedade tem se tornado cada vez mais diversificada, por isso, é preciso saber aceitar essa diversidade para poder ter um relacionamento cada vez mais completo e dinâmico com as muitas pessoas que compõem as estruturas sociais da nossa vida.

 

Saiba avaliar a si mesmo e espante os pensamentos negativos

Até o momento, minhas dicas foram relacionadas a como lidamos com terceiros para melhorar nossos relacionamentos. Mas, também é fundamental saber como lidar com nós mesmos. Muitas vezes não conseguimos nos relacionar com pessoas de forma satisfatória porque nos julgamos demais ou então não conseguimos determinar certos defeitos que temos.

Caso você esteja sempre preocupado com a maneira que as pessoas vão te enxergar e isso esteja prejudicando seus relacionamentos, é necessário entender que esse é um defeito. Saiba que ninguém vai estar te julgando e que, muitas vezes, 99% das coisas que você se preocupa acabam não acontecendo.

Por isso, sempre que você for tentar se relacionar com pessoas socialmente e aqueles pensamentos negativos começarem a te preocupar, não escute e ignore-os.

Ao mesmo tempo que você não deve se abalar com os pensamentos negativos que passam pela cabeça nessa hora. É preciso se preocupar com defeitos que possam estar atrapalhando esses relacionamentos, desde a falta de atenção no que as pessoas falam até falar rápido demais.

É preciso saber identificar críticas construtivas que os outros fazem sobre você ou que você mesmo tenha percebido para poder corrigi-las e garantir melhores relacionamentos interpessoais durante toda a sua vida.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.