Como resolver o problema de perder promoções no trabalho?

Todo profissional almeja realização, independência financeira e sucesso em sua carreira. Para alcançar esses objetivos precisamos passar por promoções no trabalho. Mas, o que fazer quando elas não chegam?

É comum que um profissional que deseja subir na carreira tenha interesse em promoções no trabalho. Elas além de melhorar o prestígio dentro da empresa, também significam salários melhores, reconhecimento da equipe e dos superiores e novos desafios.

No entanto, muitas vezes nos preparamos com muito afinco para conseguir obter promoções no trabalho e as oportunidades não aparecem, ou são oferecidas a outras pessoas. O que fazer neste momento?

O que fazer quando a promoção não chega?

A primeira coisa a se fazer é ponderar os motivos que levaram outra pessoa a receber a promoção e não você. Será que você estava realmente preparado para assumir essa nova função? Tente raciocinar de forma clara e inteligente e não deixe que suas emoções lhe enganem.

Às vezes analisando as promoções no trabalho que perdemos, conseguimos mapear pontos de melhorias importantes para o nosso crescimento profissional. Entre os principais podemos elencar:

  1. Autoconhecimento e habilidade de lidar com suas emoções e sentimentos;
  2. Atualização constante e com foco nos processos da vaga desejada;
  3. Foco em onde se quer chegar;
  4. Habilidades em gestão de pessoas e liderança;
  5. Saber lidar com a pressão;
  6. Humildade para reconhecer os pontos fracos e saber quando solicitar apoio;

As promoções no trabalho normalmente vem acompanhadas de metas mais ambiciosas e desafiadoras. Isso exige empenho redobrado, mais tempo dedicado a empresa e habilidades específicas.

Então vale a pena avaliar se você realmente deseja essa atividade ou se é apenas seu ego dizendo que precisa ser promovido. Se realmente considerar que deseja a promoção, é hora de se preparar e trabalhar para conseguir a tão sonhada colocação. 

Como reagir a perda de uma promoção?

Bom, se você realmente desejava muito uma determinada promoção no trabalho e ela acabou sendo oferecida para outra pessoa, é muito provável que você esteja se sentindo frustrado.

Principalmente se você trabalhou duro e se preparou para assumir essa função.

Neste caso, não adianta chorar sobre o leite derramado. Agora é bola para frente e enfrentar a derrota com a cabeça erguida. Veja algumas dicas de como superar a perda de promoções no trabalho.

1 –  Encare com maturidade

Perder uma grande oportunidade pode ser muito frustrante é verdade, mas ficar reclamando ou falando mal dos gestores, por exemplo, não é uma boa solução.

Não se queixe, continue trabalhando com afinco. E avalie seu planejamento de carreira, para verificar o que pode ter dado errado.

É comum que organizações avaliem com muito critério o perfil de seus colaboradores antes de oferecer promoções no trabalho. Assim talvez o seu perfil não tenha sido escolhido neste momento, mas isso não significa necessariamente que ninguém esteja atento a seus esforços.

Talvez exista outros planos para você dentro da empresa.

2 –  Peça um feedback

Se você deseja crescer profissionalmente, é importante que tenha clareza dos pontos que precisam ser melhorados para alcançar os seus objetivos.

Então se perdeu oportunidades de promoções de trabalho, a interessante pedir um feedback aos seus superiores. 

Busque compreender os motivos que os levaram a optar por outra pessoa. Mantenha a mente aberta e busque melhorar os pontos ressaltados para aproveitar oportunidades que possam surgir.

3 –  Aprimore-se

Se você já sabe quais os pontos que precisa melhorar para subir em sua carreira, mãos à obra! Hora de se aprimorar e melhorar suas competências.

Nunca se sabe tudo, o aperfeiçoamento constante é uma das principais características dos profissionais bem sucedidos.

+ Veja também: 5 livros sobre transformação pessoal, para perder o medo de falar em público e se comunicar de forma segura que você deve ler

Habilidades relacionadas às relações humanas são essenciais para a maioria dos cargos de referência hoje em dia.

Então invista em cursos de gestão de pessoas, liderança, coaching, autoconhecimento e relacionamento interpessoal. Com certeza eles irão lhe auxiliar nas próximas promoções no trabalho.

4 – Avalie seus objetivos

Aproveite esse momento para avaliar seus objetivos. O que você realmente deseja para sua vida? Será que você realmente sente-se realizado com sua profissão?

As vezes ficamos chateados por perder uma promoção por puro ego ferido, nem ao menos desejamos estar naquela posição.

Avalie com carinho, os seus desejos. Será que daqui a dez anos você se vê nesta mesma empresa? Reveja o seu planejamento de carreira, dependendo das suas respostas, talvez esteja na hora de uma mudança.

5 – Tenha coragem de partir

Se você analisou todos os pontos, achou que realmente era merecedor de promoções no trabalho que acabaram não ocorrendo, talvez seja hora de partir.

As vezes é muito difícil sair de uma empresa a qual você se dedicou durante muito tempo, mas essa pode ser a melhor alternativa para você finalmente conseguir sua promoção.

Mudar de emprego exige muita coragem e força de vontade, já que terá que trilhar um novo caminho, e construir uma nova história.

No entanto, permanecer em uma empresa onde você se sinta estagnado pode ser um tiro no pé, e fazer você se acomodar e ficar conformado, o que não é nada bom para sua carreira.

O lado bom de perder promoções no trabalho

É isso mesmo, você não leu errado. Até mesmo as perdas tem um lado positivo. Quem disse que todo mundo precisa chegar a presidência de uma empresa para ser bem sucedido? 

Algumas pessoas podem ser muito bem sucedidas em cargos técnicos ou de hierarquia menor. A realização, pode ser por exemplo, chegar em casa todos os dias para jantar com a família. 

Afinal nem sempre as promoções no trabalho são compatíveis com o estilo de vida que a pessoa escolheu viver.

Então avalie se realmente você deseja ser promovido para melhorar sua carreira, ou se é apenas seu orgulho falando mais alto. 

Conheço muita gente que se arrependeu de ter aceitado uma promoção no trabalho. Com as promoções sempre existem novas responsabilidades e desafios.

Então avalie se realmente você está preparado para as promoções no trabalho.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.