Como lidar com brigas no relacionamento sem afetar outras áreas da vida?

Brigas no relacionamento contribuem para uma grande carga emocional e por isso elas podem acabar afetando outras áreas da sua vida, principalmente a profissional. Embora sejam coisas bem diferentes, isso pode lhe afetar de tal forma que tudo na vida fica mais pesado.

Mas é possível que você não deixe que esse momento de crise no relacionamento interfira na sua vida profissional e lhe cause mais problemas.

Hoje, vou te ajudar a entender como lidar, equilibrar e resolver essa situação, e acima de tudo manter sua vida mais feliz

 

Mantenha a concentração

Manter a concentração no trabalho pode ser uma maneira de evitar que as brigas no relacionamento atrapalhem sua vida profissional, para isso você precisa focar em suas tarefas, organizar muito bem a sua agenda para preencher todas as lacunas.

Isso fará com que não sobre tempo para se lembrar dos seus conflitos pessoais, e de quebra ainda ganha mais produtividade.

 

+ Veja também: Como o equilíbrio emocional pode ajudar ou afetar todas as áreas da sua vida?

 

Aproveite para ocupar o tempo ocioso com atividades físicas ou outros hobbies que lhe distraiam e mantenham a sua concentração, assim não levará os problemas para outras áreas da sua vida.

Não faça o caminho inverso também, levando seus problemas profissionais para casa o que vai aumentar ainda mais as brigas no relacionamento e consequentemente seus problemas.

 

Setorize seus pensamentos

Você precisa separar seus pensamentos de acordo com cada atividade que esteja desempenhando, ou seja, quando estiver trabalhando precisa pensar e condicionar a sua mente para aquele momento.

Da mesma forma isso deve acontecer quando estiver com sua companheira ou seu companheiro, o que também é uma forma de evitar as brigas no relacionamento, assim quando estiver na academia, fazendo um curso, com a família, enfim setorize seus pensamentos de acordo com o exato momento que está vivenciando.

 

Busque uma forma de terapia

As brigas no relacionamento podem surgir em função de outros problemas ou até traumas como separações recentes, luto, frustrações e feridas mal curadas. Nestes casos não tem como não afetar as demais áreas da sua vida.

Procurar por um tipo de terapia pode ser a solução, pode ser deste a busca de um hobbie como já comentei nos tópicos anteriores como tratamentos alternativos como hipnose, cursos de inteligência emocional e meditação. 

O mais indicado portanto é algo que você possa fazer uma introspecção e encontre soluções dentro do seu interior, da sua mente.

 

Saia de férias e aproveite para solucionar os problemas pessoais

Às vezes o que você precisa é somente de uma pausa, tirar um tempo para conhecer lugares novos, coisas novas e porque não, pessoas diferentes, esquecer das suas rotinas sejam elas profissionais ou pessoais.

Desfrutar de um tempo de tranquilidade pode ser uma maneira de resolver as brigas no relacionamento e ainda diminuir o estresse do trabalho e da rotina.

 

Deixe os problemas pessoais longe das relações de trabalho

Em um ambiente corporativo é natural que se façam alguns amigos, entretanto você deve filtrar o que é compartilhado com eles, como as brigas no relacionamento. 

Primeiro porque não está setorizando seus pensamentos como já falei, e ainda porque não é apropriado, e essas informações não são pertinentes a nenhuma função que desempenhe profissionalmente.

Separe um pouco colegas de trabalho de amigos, não que não possam se tornar de alguma forma com o convívio, mas não os envolva em seus conflitos pessoais, isso pode ser muito negativo para você de várias maneiras.

 

Resolva as suas brigas no relacionamento

De qualquer forma a melhor maneira para que as brigas no relacionamento não interfiram nas outras áreas da sua vida seria não tê-las ou diminuir o máximo possível. Então é preciso também trabalhar para resolver estes conflitos. Para isso, confira algumas dicas:

 

Identifique o foco da crise

Às vezes existe um problema maior na vida do casal, mas ao invés de enfrentar a situação acabam brigando por pequenos motivos, muitas vezes banalidades, e estas brigas acabam sendo muito constantes.

É preciso encontrar qual o real motivo: Rotina, falta de tempo, problema financeiro, estresse, problema no trabalho… Descontar estes problema na parceira ou parceiro só te levarão para um problema ainda maior, o fim do relacionamento. 

 

Só discuta de cabeça fria

Para que possam conversar de maneira mais madura sobre qual o problema que está afetando o casal e causando brigas no relacionamento, é preciso aguardar que o momento de fúria de ambos passe e só então falem sobre o que realmente está acontecendo.

Entretanto, esta discussão precisa acontecer de maneira bem direta e sem rodeios, para que não seja cansativa e piore a situação se tornando mais uma das brigas no relacionamento. 

Neste momento ambos precisam abrir o coração e estar disposto a resolver o problema.

 

Haja com empatia

Para resolver os conflitos será preciso se colocar no lugar do outro ao invés de se prender as acusações. É importante explicar como se sentem diante da situação e o que um pode fazer pelo outro.

 

Faça acordos

No relacionamento também é preciso fazer acordos, veja onde que cada um pode ceder um pouco para mudar a situação, afinal se existe um problema, juntos vocês podem encontrar a solução, mas para isso ambos deverão entender como cada um se sente, para que tomem a decisão de acordo.

 

Dividam as tarefas

Esse é um grande problema, a falta de organização nas tarefas às vezes acaba sobrecarregando mais uma pessoa, que naturalmente vai ficar mais estressado e descontar a sua irritabilidade no outro, gerando brigas no relacionamento.

Sejam nas tarefas da casa, com os filhos, no controle das finanças ou que qualquer outra atividade elas precisam ser divididas, afinal não pode ser justo que um possa ficar sentado horas por dia enquanto o outro dorme tarde da noite para conseguir resolver tudo.

Se não houver divisão nas tarefas e acordos para que sejam feitas de maneira a não sobrecarregar nenhum dos lados, as brigas no relacionamento se perpetuarão.

 

Combine como será organizada as finanças

Mais uma vez afirmo: Esta tarefa não deve ficar apenas na mão de uma pessoa, ainda que apenas uma delas tenha renda, ambas precisam administrar esta parte juntos. Como isso é feito depende de cada casal.

Alguns dividem, sendo cada coisa da responsabilidade de cada um, outros reúnem os valores recebidos para decidam juntos, ou decidem que cada um deve colaborar com 50% dos custos como despesas fixas e alimentação, nenhuma das formas está errada, mas é preciso que decidam juntos como fica melhor para ambos.

 

Para evitar que as brigas no relacionamento aconteçam é preciso basicamente 2 coisas, a primeira é separar a vida pessoal da profissional e a segunda é resolver os conflitos do casal com inteligência.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.