Você já se perguntou como criar uma audiência engajada? Caso você nunca tenha refletido sobre o assunto ou criado estratégias para atingir essa meta, com certeza precisa compreender o que será dito nesse artigo.
A internet é um universo enorme e cheio de possibilidades, porém o nível de concorrência é realmente alto. Sendo assim, você precisa se destacar e fazer com que o seu público realmente esteja ali contigo.
Mas o que isso tem a ver com engajamento? O que é uma audiência engajada? Se você está com essas e outras dúvidas acerca do assunto, fique até o final deste artigo para compreender melhor.
Como criar uma audiência engajada: o que é
Antes de saber como criar uma audiência engajada é preciso compreender o que é, de fato, uma audiência engajada.
Engajamento é sobre comprometimento. Para a nossa realidade, engajamento quer dizer gerar uma conexão com o público.
Isso fica muito nítido nas redes sociais. Dois perfis com 10 mil seguidores são igualmente engajados? A resposta é NÃO! O engajamento tem, sim, a ver com os números, mas é mais sobre como esses seguidores se comportam.
Uma audiência engajada é aquela que interage, que comenta nas fotos, nos stories, que compartilha, curte e reage. Isso mostra que aquele público realmente absorve aquele conteúdo e gosta.
Isso dá maior visibilidade para o seu negócio e, consequentemente, aumenta o número de vendas.
Passos de como criar uma audiência engajada
Mas, agora, vamos para os segredos de como criar uma audiência engajada de fato. A seguir você confere algumas dicas:
Tenha um cronograma
Uma das dicas principais é sobre o seu cronograma de postagem. Isso não vale apenas para redes sociais, vale para canais de vídeo, e-mails e outros canais de marketing.
Se você deseja um público que crie esse laço contigo, é importante que você se mostre. Porém, isso não deve acontecer de forma excessiva, pois isso também pode prejudicar.
A melhor maneira de fazer isso é entendendo o seu público e criando um cronograma de ações que faça sentido para gerar essa relação.
Faça postagens interessantes
Um dos pontos importantes de como criar uma audiência engajada é a questão do conteúdo relevante.
Não basta você postar na hora certa, é preciso que o seu conteúdo seja realmente relevante para que o público comente e se mantenha ali com você.
Seja interativo com o seu público
Muitas dizem que a internet afasta as pessoas, mas em muitos casos ela se aproxima.
Você tem a possibilidade de interagir com qualquer pessoa do mundo, então aproveite! Gere ações com interações, isso fará o seu público criar uma conexão.
Traga uma personalidade para o seu perfil
Independente do seu tipo de negócio, tente trazer uma personalidade para ele, como se fosse uma personificação. Isso irá ajudar a criar mais empatia por uma marca, produto ou serviço.
A importância de avaliar resultados
E, por fim, a dica final é: avalie os seus resultados. Dificilmente você acertará tudo de primeira, então não se esqueça de avaliar os seus resultados para saber o que está dando certo ou não.
A partir disso você saberá no que investir e no que não tocar para frente. Sem avaliar os resultados, você ficará no escuro e todas as suas ações estarão no “achismo”.
Essa avaliação pode ser feita através de insights das redes sociais, Google Analytics ou outras ferramentas.
Agora que você já sabe como criar uma audiência engajada, não deixe de pensar em como utilizar essas estratégias para a realidade do seu negócio, seja ele totalmente online ou não.