6 Dicas para descobrir e combater possíveis comportamentos tóxicos em você!

Você já se afastou de alguém porque essa pessoa só reclamava, achava problema em tudo ou era extremamente negativa? Se você fez isso alguma vez, provavelmente foi para evitar esses comportamentos tóxicos que por muitas vezes acabam nos contaminando. 

Este é um mal que está não somente em ambientes corporativos, mas também em casa e em relacionamentos, ele pode levar uma pessoa ao total fracasso, em todas estas áreas da vida.

O que passe despercebido é que nós mesmos podemos apresentar estes comportamentos.

No entanto é possível descobrir e combater possíveis comportamentos tóxicos em você, mudando a polaridade para boas atitudes que ao invés de levarem ao fracasso lhe promoverão o sucesso em sua vida. Confira!

 

1. Observe a maneira como você lida com consequências negativas

Qual é o seu discurso quando algo que não gostaria acontece? Você costuma relacionar a coisas ruins no passado e acredita que novas coisas catastróficas poderão acontecer?

Quando algo não sai como o planejado você costuma falar às pessoas que isso é só o começo e que tudo tende a piorar? Se sim, esse é um dos principais comportamentos tóxicos.

Pensar somente pelo lado negativo da vida e em possibilidades ruins é uma forma errada e distorcida de ver a vida. Você precisa equilibrar mais os seus pensamentos.  

 

+ Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre treinamento de oratória

 

Pensar que sempre que algo der errado, a consequência disso é uma reação em cadeia, e que tudo mais vai dar errado, também não está certo, afinal não é assim que as coisas acontecem de verdade.

Se perceber que está novamente fazendo discursos de que o pior está por vir, pare e repense, tente enxergar outras possibilidades e se livrar de comportamentos tóxicos como esse.

 

2. Elimine pensamentos negativos

Tente observar seus pensamentos. Se você é uma pessoa que não tem comportamentos tóxicos e também não é vislumbrada com o futuro, é normal que durante seu dia tenha pensamentos positivos e negativos.

Agora se por outro lado perceber que que todos ou a maioria dos seus pensamentos são negativos, isso é um sinal de comportamentos tóxicos. 

Os pensamentos negativos são apenas o começo dos comportamentos tóxicos, pois ao não conseguir pensar de maneira positiva, vai relacionar pequenas coisas a grandes eventos ruins e fazer o que falei no tópico anterior, promover cenários de terríveis possibilidades.

Evite estes pensamentos, eles não são saudáveis nem para você, tão pouco para quem está perto de você. Pessoas com atitudes e pensamentos positivos irão se afastar de você e resolver seus próprios conflitos, enquanto você não conseguirá enxergar as possibilidades e ficará preso com sua negatividade.

Livre-se deste comportamento tóxico, busque por pensamentos positivos e como consequência tenha atitudes positivas.

 

3. Evite reações excessivas

Perder o controle faz parte de comportamentos tóxicos, gritar quando acha que algo está errado, seja numa fila ou com um atendente, com colegas de trabalho e subordinados, em casa com a família e filhos, essa reação excessiva é muito perigosa.

Sim, sabemos que muitas pessoas tem a natureza mais explosiva como reações mais imediatas, mas gritar, ameaçar, xingar ou como muitos fazem bater em objetos ou arremessá-los isso não pode ser uma constância em sua vida.

O controle emocional, faz parte do que chamamos de inteligência emocional que é completamente oposta a comportamentos tóxicos, que prejudicam você e as pessoas que estão ao seu redor, além de não resolverem nada.

Busque este controle, se for o caso procure um médico ou uma terapia, ou terá sérios problemas com seus relacionamentos não somente como colegas de trabalho, mas com a família e amigos também.

 

4. Pare de se tratar como vítima

Ninguém está livre de fracassos e de passar por momentos ruins, mas o problema está em como reagir diante disso, se colocar como vítima em todos esses momentos faz parte de comportamentos tóxicos.

Se você foi mandado embora do seu trabalho por exemplo, e começa a discursar que foi por causa de alguém, ou se seu negócio não deu certo foi por causa da crise, ou ainda se seu namoro desandou foi porque a mãe ou alguém lhe fazia a cabeça, está se vitimizando.

Percebe que todos esses exemplos existe a necessidade de buscar um culpado? Talvez o colega, a crise e tudo mais tenham tido algum tipo de influência na sua situação, mas não é culpa dessas pessoas ou fatores, e mesmo que seja, a responsabilidade para que estas coisas aconteçam é sua.

A responsabilidade da sua vida e o que acontece com ela é sempre sua, independente de culpados, é você que tem este poder de permitir que a crise seja o problema, sem procurar outras soluções. 

Que o colega de trabalho demonstre que tem razão, enquanto você poderia ter tomado uma atitude positiva e mostrado seu verdadeiro talento, e por aí vai.

Assuma a responsabilidade e ganhe poder, ao invés de agir com comportamentos tóxicos que só irão lhe prejudicar.

 

5. Não leve tudo pelo lado pessoal, isso pode evitar comportamentos tóxicos

Levar tudo para o lado pessoal faz parte de comportamentos tóxicos. O que acontece é que muitas pessoas ao dizer algo ou agir de determinada forma com você estão na verdade fazendo isso de acordo como o que foi feito a elas, não têm necessariamente a ver com você.

As pessoas são influenciadas a tomar atitudes de acordo com suas experiências e dores, isso muitas vezes pode criar preconceitos e bloqueios, e em troca disso elas tem reações inesperadas e acabam dizendo o que não deviam dizer.

Depois as pessoas que tiveram alguma atitude inapropriada com você vão se esquecer deste evento e você? Vai mesmo levar pelo lado pessoal e ficar amargurando coisas ruins? Mude de atitude e não leve as coisas pelo lado pessoal.

 

6. Tenha mais empatia

A falta de empatia é um dos comportamentos tóxicos mais preocupantes e causadores de muitos outros decorrentes desta atitude. A impossibilidade de se colocar no lugar dos outros acreditando que você é mais importante e valorizando apenas seus sentimentos é algo ruim para você e para quem se aproxima de você

Sentir-se melhor do que os outros, acreditar que você deve posicionar as pessoas em seus devidos lugares, humilhar, agir com crueldade seja por qualquer propósito, é ruim e vai lhe causar ainda mais mal.

Na internet tal comportamento aumenta com a possibilidade de agir no modo anônimo, as pessoas humilham, desacreditam suas causas, riem das situações a que foram submetidas e por aí vai, sempre com um pré-julgamento sarcástico e cruel.

Tal comportamento não vai lhe proporcionar prazer, ao contrário do que possa parecer e também não evolui a sua vida, você permanece preso a pensamentos mesquinhos e não consegue enxergar possibilidades para melhorar a sua vida, seja pessoal ou profissional.

Como pôde perceber, os comportamentos tóxicos fazem mal a pessoa que tem esta atitude e atinge a quem se aproxima, mas é possível perceber esses comportamentos para evitá-los. 

 

Assim poderá evoluir e perceber que pode melhorar todas as área da sua vida.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.