O que é persona e como criar a do seu negócio

Para trabalhar no mercado de afiliados é muito importante conhecer e investir em estratégias de marketing digital. Veja mais sobre a persona.

Isso porque o marketing digital é fundamental para a divulgação do seu negócio digital, atraindo clientes para a compra do seu produto digital.

Uma das primeiras coisas a ser definido caso você queira ingressar nesse mercado é construir uma persona para o seu negócio.

Nesse artigo você verá um guia para te auxiliar nesse processo. Confira!

O que é persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se você possui uma base de clientes, essa será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Mas ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.

Como criar uma persona?

Para criar, você deve conhecer os tipos de persona e qual se encaixa melhor 

Vamos primeiro conhecer quais são os tipos de persona:

  • Proto Persona

A Proto se trata de uma versão inicial do que deve ser a persona da sua empresa, avaliando quais são as principais características dos seus clientes, seus objetivos e anseios. A Proto é um direcionamento inicial para começar a estruturar a criação de perfis mais completos.

  • Audience Persona

Esse tipo tem como objetivo selecionar e atrair o tipo correto de audiência para suas interações nas redes sociais. Com isso, o seu conteúdo será altamente selecionado, feito exatamente para que seja de fato comprador. 

  • Brand Persona 

A ideia do Brand é humanizar a sua marca, criando um perfil para interagir com seus clientes que possua os valores e a visão da companhia e, assim, traduza esses conceitos a partir de mensagens mais efetivas e concretas. 

  • Buyer Persona

Como o próprio nome sugere, o Buyer é um perfil semi fictício que representa o seu comprador ideal, seus comportamentos, demandas, etc. Ao definir o Buyer é possível direcionar os seus esforços para gerar um impacto positivo no cliente em potencial e potencializar suas chances de venda.

Definir e estruturar a personalidade do seu negócio não é uma tarefa simples, demandando muito conhecimento de mercado e das necessidades da sua empresa.

Se você quer saber mais como desenvolver essa entre outras habilidades, na Mentoria Destrave no Online, você terá um curso completo, com todos os aspectos necessários para criar seu negócio digital e começar a faturar muito na internet. 

Criada por Lucivaldo Santos, palestrante, educador e empresário, você aprenderá com quem já faturou quase um milhão na internet. Entre em contato e faça já sua inscrição!

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.