Em uma sociedade onde há muitas opções de compra para o consumidor, é importante que as empresas saibam chamar a atenção deles, uma dessas formas é usar criativos que convertem o visitante em clientes que compram.
Para manter um negócio aberto e gerando resultados positivos, é essencial que seu marketing, além de tornar ele conhecido pelo público, transforme essa visibilidade da empresa em vendas e não somente notoriedade.
Afinal, de que adianta um negócio ser conhecido pelo público, mas não conseguir vender seus produtos e serviços de forma efetiva? Pensando nisso, vamos te ensinar como fazer criativos que convertem visitantes em resultados positivos.
Conceito de criativos que convertem
Antes de darmos dicas de como fazer criativos que convertem os visitantes do seu negócio em clientes reais, é necessário que você saiba o que é criativo no marketing digital.
Um criativo é uma divulgação, propaganda, anúncio feito aos usuários em um site, aplicativo, redes sociais ou qualquer outro meio digital que são associados ao anunciante/empresa/produto.
Esses criativos podem ser feitos através de imagens, vídeos, áudios e qualquer outro formato que possa ser exposto aos usuários digitais.
Dicas de como fazer criativos que convertem
Agora que você já sabe o que é, vamos te ensinar como fazer criativos que convertem visitantes do seu negócio em clientes reais e desenvolvimento seu destaque no mercado e nos resultados obtidos.
1. Faça um excelente briefing
Converse com o cliente para obter todas as informações necessárias para criar criativos que convertem, aliando de forma sólida as expectativas desejadas pelo usuário.
É nesse momento que deve ser apurado o que qual é o estilo desejado para atuar como persona e tudo o que é esperado desse anúncio, isso faz com que os objetivos fiquem muito mais claros, bem como o que não deve conter nele.
2. Faça estudos sobre as referências e domine o assunto
A primeira dica para conseguir criativos que convertem é estudar o assunto, ou seja, investigue o público-alvo, adquira as informações necessárias para que consiga fazer com que esse anúncio esteja de encontro com o seu propósito principal.
Sendo assim, é necessário que você entenda qual é o propósito desse criativo, se o seu objetivo será dialogar, educar, informar, converter ou outro ideais, pois só assim será possível transmitir a mensagem.
Por fim, estude sobre as referência de criativos que já foram usados para propósitos semelhantes, isto é, veja o que funcionou e o que não funcionou para adaptar o seu e obter o resultado desejado.
3. Utilize o método AIDA
Outra dica para desenvolver criativos que se convertam é a utilização do método muito famoso chamado AIDA, que tem como objetivo entender o comportamento do consumidor.
Essa forma é composta por 4 fatores: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Na criação de anúncios, você vai utilizá-la para chamar a atenção do seu público, ao fazer com que ele se interesse por ele.
Após despertar um interesse inicial, você vai elencar tudo o que seu produto ou serviço pode oferecer ao usuário, instigando o seu desejo até que ele tome uma ação.
4. Use sinalizadores para indicar a ação
Após captar a atenção do público-alvo através do método AIDA, é importante que seu anúncio tenha sinalizadores como botões, setas para que ele clique no local certo para efetuar a ação pretendida.
Uma dessas sinalizadores pode ser um botão escrito “Clique Aqui”, assim o usuário irá associar a ação que ele deve fazer.
Seguindo essas dicas, você sem dúvidas conseguirá fazer criativos que convertem.