Como o equilíbrio emocional pode ajudar ou afetar todas as áreas da sua vida?

O equilíbrio emocional pode fazer a diferença em como você conduz a sua vida, e como reage ao que lhe acontece de maneira positiva ou negativa. Já pensou que as decisões que você toma, podem afetar todas as áreas da sua vida?

Isso quer dizer que o equilíbrio emocional pode ajudar ou afetar sua vida como um todo, seja de maneira profissional, pessoal, em seus relacionamentos no seu convívio em família e por aí vai. 

Este domínio das emoções determinam suas reações e tomadas de decisão.  

Entenda mais nesta sobre o assunto no artigo de hoje!

O que é equilíbrio emocional?

Equilíbrio emocional na verdade é uma habilidade mental, é saber como se comportar em determinados momentos da vida, principalmente quando há conflitos na vida pessoal, amorosa, familiar, social e também profissional.

Para que fique mais claro, uma pessoa com equilíbrio emocional consegue ver as coisas com mais clareza e por isso sabe tomar as decisões corretas, mesmo em momentos difíceis.

Conseguem contornar situações de imprevisto, e quando algo muito ruim acontece não se desesperam, agem com racionalidade, mantendo a calma e também sua saúde mental.

Contratempos

Não há como evitar que em nossas vidas não tenhamos que passar por momentos difíceis, ninguém está acima dessas coisas, inclusive mesmo tendo equilíbrio emocional podemos errar e acertar, e com isso aprendermos como lidar com a vida e com nossas emoções.

Diante desta realidade a diferença está em como agimos, quando estas coisas nos acontecem. Neste ponto é que o equilíbrio emocional faz a diferença, quando você passa por todo tipo de situação sem perder o controle, perceber os diferenciais. 

Seu corpo e mente tendem a não ser afetados ou tão afetados nesses momentos.

Ou seja, um bom equilíbrio emocional, promove melhores relacionamentos, um convívio familiar mais prazeroso, mais conquistas profissionais, afinal você consegue vencer os desafios racionalmente, enxergando as possibilidade ao invés de bloquear, isto é, ajuda em todas as áreas da sua vida.

Como o equilíbrio emocional pode afetar positivamente a sua vida?

Talvez você conheça algumas pessoas mais calmas e outras mais nervosas, entretanto isso é somente uma característica natural e não significa equilíbrio emocional ou a falta dele.

A diferença está em sair-se bem das situações, sejam elas boas, ruins, desafiadoras, mas sempre sem que o seu corpo padeça, e esse é um dom desenvolvido e não nato. 

Veja como desenvolver este talento.

Busca de autoconhecimento e principalmente autoconfiança

Este é um processo contínuo que vai acontecer por toda a sua vida, estou falando de conhecer, entender quais são os seus limites e suas qualidades. 

O que você consegue melhorar? Quais são suas falhas e medos? Para identificar tudo isso é preciso muita maturidade não só para assumir tais fraquezas como também para saber o que precisa ser feito.

Por outro lado o autoconhecimento lhe permite ver suas maiores qualidades e reconhecer suas habilidades, isso te possibilita mais autoconfiança e te ajuda a vencer momentos desafiadores ao invés de fugir deles.

Mas esta não é uma tarefa fácil, conhecer a si mesmo, requer uma habilidade que deve ser exercitada sempre, é preciso olhar para dentro de você. Deve aplicar um olhar crítico e avaliar suas fraquezas e competências, de maneira a enxergar a verdade e não o que se quer ver. 

Falo tanto das fraquezas quanto das capacidades, pois não entendendo até que ponto você é capaz de chegar, nunca vai usar o máximo de suas habilidades e sair do lugar, na vida profissional, por exemplo.

Análise e entendimento em momentos de imprevistos e adversos

Nossa vida abrange muitas áreas: pessoal, relacionamentos amorosos, família, profissional… E com tudo isso às vezes nos cegamos quando algo nos acontece, sejam coisas das quais não havíamos nos preparado ou até muito impactantes.

Nosso emocional geral pode ser abalado e um túnel escuro surge nos impossibilitando de enxergar as possibilidades, com equilíbrio emocional, mesmo nestes momento é possível agir com racionalidade e ver as soluções, dando assim mais leveza a forma de viver.

O equilíbrio emocional diminui o estresse do dia a dia

O estresse é o grande mal do mundo atual, são trânsitos caóticos e barulhentos, máquinas e equipamentos tecnológicos que nos requerem atenção, correria. 

Com tudo isso, parece que conseguir equilibrar todas as áreas da sua vida fica impossível, então acabamos dando mais atenção a uma parte, e ficando preocupado e ansioso com diferentes situações pode gerar um alto nível de estresse.

O equilíbrio emocional ajuda você a conseguir refletir e encontrar tempo para tudo, e apesar de qualquer desafio, não se desesperar, você pode não conseguir evitar todos os problemas, mas pode escolher não sofrer.

Como alcançar o equilíbrio emocional?

Bom, se você acha que alcançar o equilíbrio emocional é uma tarefa fácil, já adianto que não é! Mais é uma conquista diária e quanto mais você exercitar melhor, pois isso vai impactar todas as áreas da sua vida.

Para ajudar, confira alguns hábitos que vão lhe ajudar nesta missão.

Consiga um tempo para fazer um introspecção

Dê um tempo sozinho para avaliar a sua situação e o momento em que está vivendo e se pergunte como posso resolver este conflito da melhor maneira? Tente não se desespera e pondere cada ponto e encontre uma solução. 

Este hábito vai te ajudar a ver as coisas com racionalidade em todos os momentos da sua vida.

Entenda o significado das coisas a sua volta?

É você quem dá importância às coisas que lhe acontecem, e também é você que avalia e permite até que ponto elas podem lhe afetar, seja de maneira positiva ou negativa.

Portanto assuma as rédeas da sua vida e passe a dominar a sua mente, para sempre encontrar soluções e não se desesperar, ou fugir dos problemas. Dê pouco significado ao que lhe afeta e muita importância para a solução.

Reflita em todos os momentos

Fique em silêncio e deixe que sua mente converse com você, desta forma vai encontrar todas as soluções que precisa e alcançará o equilíbrio emocional para seguir.

Pode ser em um jardim, parque, um lugar preferido em sua casa, em um spa, encontre este momento a sós com você e seus pensamentos, vale uma caminhada, andar de bicicleta ou a meditação, mas faça sozinho em busca de paz.

O equilíbrio emocional pode afetar todas as áreas de sua vida, pois está relacionado a como você a conduz, seja no aspecto pessoal, profissional, amoroso, familiar, contudo bons hábitos podem favorecer o seu controle sobre a sua vida.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.