6 razões para começar a fazer um treinamento de oratória o quanto antes

A comunicação é a espinha dorsal da nossa sociedade. Permite-nos formar conexões, influenciar decisões e motivar mudanças. Sem habilidades de comunicação, a capacidade de progredir no mundo corporativo e na própria vida pessoal, seria quase impossível.

Falar em público é uma das formas mais importantes e temidas da comunicação. Glossofobia – ou ansiedade de fala – é o medo mais comum que as pessoas têm em todo o mundo. É aí que entra o treinamento de oratória: um auxílio de extrema necessidade para quem tem essa temeridade.

Ao longo da escola primária, é fácil ser o aluno que se senta na parte de trás da sala de aula. Aquele que não levanta a mão para evitar maiores problemas. Mas na vida adulta, falar em público é uma habilidade vital para se ter e aperfeiçoar.

No treinamento de oratória é possível aprender como efetuar interações simples e cotidianas entre:

  • Colegas de trabalho;
  • Chefes e funcionários;
  • Profissionais de marketing e clientes;
  • Entre outras.

Isso pode ter um enorme impacto na carreira profissional e no nível de sucesso em diversos outros âmbitos da vida.

 

6 motivos excepcionais para iniciar agora mesmo um treinamento de oratória

Uma das necessidades mais importantes do ser humano é desenvolver suas habilidades de falar em público. Os executivos gastam milhões de reais todos os anos fazendo treinamento de oratória. Não é a toa que são bem sucedidos em todos os setores de suas vidas.

Oportunidades que se têm de falar em público servem para aumentar liderança, influenciando na carreira e no dia a dia. 

Abaixo, apresento os 6 motivos para que todos iniciem um treinamento de oratória o quanto antes. A decisão de buscar ajuda para alcançar o sucesso é mais fácil de tomar do que se imagina.

 

1.  Pensar na competição: O destaque começa daí

Milhares de pessoas que estão inseridas no mundo corporativo ficam nervosas por serem obrigadas a falar em público. Quem consegue fazer isso, provavelmente irá se destacar dos outros.

Mesmo que você se considere apenas um palestrante de nível “médio”, de certo que será melhor que a maioria. Os medrosos simplesmente vão se acovardar diante daqueles que possuem um treinamento de oratória.

 

2.  Se tornar mais visível e memorável dentro de organização

Se você estiver disposto a dar um passo à frente e falar, terá uma voz mais reconhecida. Quando os outros o virem na frente de 20, 40 ou 400 pessoas para discursar, enxergarão um verdadeiro líder.

Quanto maior for a quantidade de aparições diante da multidão, mais oportunidades se terá para alavancar a carreira. As pessoas se lembrarão de você e começarão a vê-lo como autoridade, colocando-o no centro das atenções.

Seu nome aparecerá mais e mais quando os membros da sua organização estiverem buscando pessoas para compor uma boa equipe. Isso sem contar nas oportunidades de liderar novos empreendimentos. 

Um treinamento de oratória permite que você seja mais visível, tornando-o um porta-voz de respeito.

 

3.  Demonstrar poder de liderança, já que as instituições promovem quem tem essa qualidade

O treinamento de oratória ensina a postura que reflete no discurso poderoso e instigador. Aprendendo as técnicas, você poderá falar de uma maneira que mudará a mente das pessoas sobre algo. 

Se você for capaz de dominar essa habilidade, transformando corações e aprendendo a persuadir, estará no caminho certo. Esse é um dos principais aspectos da liderança e você já estará o aprimorando.

 

4.     Obtenção de maior clareza na mensagem que se quer passar

Se você aprimorar suas habilidades e se tornar um orador muito inspirador, isso envolverá descobrir claramente o que quer dizer. Um palestrante talentoso será capaz de pegar uma ideia, um tópico narrativo e fazer disso o foco de sua fala. 

+ Veja também: 5 motivos para adquirir um treinamento de oratória

O treinamento de oratória específica como escolher um tópico e permitir que ele guie o público através da mensagem. Claro, a oratória é tão importante quanto filtrar informações e as fornecer. 

Conseguindo se comunicar de maneira simples e clara, será possível fazê-lo mais assertivamente. Além disso, a capacidade de ampliar o número de público será maior, sendo um novato no ramo ou um especialista.

 

5.     Auxílio na conexão com determinado tipo de público, de forma empática e poderosa

As pessoas “compram” pessoas. Como aquele que fez um treinamento de oratória, você aprenderá a ser apaixonado e vulnerável ​​nos momentos certos. 

As pessoas poderão se relacionar mais contigo como um ser humano. Falar em público pode definitivamente servir em sua carreira e vida pessoal. Essa arte promoverá mais alianças, pois os indivíduos passarão a confiar muito mais em você, já que eles o verão como empático.

Se você se expressa de maneira honesta, a oratória pode fazer com que seja o “herói do povo” na empresa. Conecte-se com suas histórias pessoais, compartilhe quem você é e ficará surpreso com a forma como seu público retornará significativamente.

 

6.     Ajudar na impulsão da mudança externa e, principalmente externa

Quem nós ouvimos mais? A voz convincente falada cara a cara conosco ou o e-mail estrategicamente enviado via mala-direta para nossa caixa de entrada? Um indivíduo com o poder da oratória sempre será mais persuasivo do que uma nota enviada pela Internet. 

Você pode gastar seu tempo indo de pessoa em pessoa, se essa é a sua zona de conforto. Mas pense em quantos mais você pode alcançar se fizer um curso e se apresentar diante do público.

Aprendendo as técnicas certas, a interação um por um passará a ser um por cem. Isso é promover mudanças sérias dentro de você. Quanto para mais pessoas você puder falar, mais mudanças poderá implementar.

Se você quer aprender a inspirar os outros, primeiro precisa aprender a se conectar consigo mesmo.

Quem é você? No que você acredita? Que mudança você procura no mundo como um todo e como isso se relaciona com o trabalho que está fazendo?

O grande pensador é sempre necessário em uma organização, para manter uma boa estrutura. Enquanto isso, os técnicos fazem o trabalho pesado. Se você quer ser aquele grande pensador – que finalmente direciona o futuro da sua organização -, faz-se de todo necessário um treinamento de oratória o quanto antes. 

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.