5 motivos para adquirir um treinamento de oratória

Falar em público é o medo número um em certos lugares do mundo. A morte fica – de alguma forma – em segundo lugar, perdendo para o medo de falar em público. Essa é a prova da necessidade de um treinamento de oratória.

Pode parecer brincadeira, mas tem pessoas que preferem estar dentro de um caixão a enfrentar uma plateia. Os sintomas da fobia que se instala são muitos: de palmas das mãos suadas a mal súbito. Com isso, o treinamento de oratória vem para cortar esse mal pela raiz.

Falar em público pode ser absolutamente aterrorizante, mas não é um problema sem solução. Algumas instituições de ensino superior até oferecem cursos extracurriculares de comunicação oral. No entanto, é provável que você não se sinta à vontade em fazê-lo. 

Fonte: Pixabay

Um treinamento de oratória específico e direcionado para determinado grupo de indivíduos, pode trazer benefícios surpreendentes. Coisa que não será vista em outros cursos, haja vista sua falta de foco.

Tal tipo de treinamento é deveras importante para todo ser humano. Por que? Porque haverá várias ocasiões em sua vida profissional ou social em será chamado para falar publicamente. 

Você precisa fazer o certo e você precisa fazê-lo de forma eficaz. Caso não esteja confiante sobre sua própria capacidade a esse respeito, então faz ainda mais sentido adquirir um curso abrangente.

Existem algumas pessoas que pensam que as qualidades de um bom orador já estão enraizadas em cada um de nós. Eles afirmam que o treinamento de oratória não ajuda em nada. Entretanto, é a confiança e capacidade que fazem parte de um indivíduo e não falar em público de um modo geral.

5 motivos mais importantes para que todos adquiram um treinamento de oratória

Um pouco da relevância e do poder que a oratória tem sobre os indivíduos você já deve ter compreendido. Mas aqui estão 5 razões pelas quais todos devem fazer um curso para falar para uma multidão de forma deliberada e estruturada.

1.     Você pode melhorar suas relações de trabalho

Imagine conversar para motivar seus funcionários “desanimados” e conseguir bons resultados facilmente. Isso é oratória, e você só saberá como para fazê-lo em um curso específico.

Fonte: Pixabay

A instrução será dada com exemplos dentro de uma proposta pronta, que cada um moldará conforme sua necessidade. Públicos diferentes recebem a mensagem de maneiras diferentes, portanto, é preciso se adaptar.

Imagine conversar com um chefe para obter um aumento e alcançá-lo. Isto é conseguido através do uso estratégico da sua linguagem verbal e gestual, persuadindo. Na formação de um bom orador é mostrado como fazê-lo com segurança e convicção. Só assim se terá êxito no intento.

+ Veja também: Como obter sucesso com a transformação pessoal para perder o medo de falar em público e se comunicar de forma segura?

Imagine-se em uma reunião de trabalho em que você se destaca natural e positivamente sobre o resto de seus colegas. Você expõe com precisão e exatidão seu ponto de vista para todos os presentes no local. Você vai aprender tudo isso e muito mais no treinamento de oratória.

Também será mostrado como você deve mediar entre seus colegas para resolver conflitos típicos que ocorrem em qualquer instituição. Assim, você começa a ser visto como “a pessoa a quem se tem que procurar” em qualquer situação de dificuldade. Este é um passo para subir os degraus do sucesso!

2.     Você pode obter propostas de promoção

Como resultado do curso, é possível melhorar relações de trabalho e aprender a expressar melhor as ideias, objetivos e metas. Você palestrará com confiança e convicção em qualquer tipo de situação.

Para isso serve o instrutor de oratória: Ele ensinará como se deve usar o corpo, os gestos e o olhar para transmitir firmeza. Não importa o que você sabe sobre o assunto agora: você irá aprender.

Assim, seus superiores, obviamente, começarão a te enxergar como um ativo importante para a empresa.

E seus clientes, vendo que você “vende bem” seus produtos ou serviços, o procurarão, ao invés de seus concorrentes.

Fonte: Pixabay

Aprender oratória é saber o que falar e o que não falar, e como dizê-lo verbalmente e não verbalmente.

3.     Você pode melhorar seu relacionamento

No treinamento de oratória aprende-se a falar para:

  • Influenciar;
  • Mediar;
  • Alcançar a empatia do próximo;
  • Entender o outro;
  • Entender a si mesmo.

Saiba que neste tipo de treino não se está apenas ensinando a falar. Está sendo mostrado como ouvir e ler o que os outros não lhe dizem. 

E porque isso é tão importante? Em qualquer discussão, as pessoas não se expressam como deveriam. É daí que surgem os conflitos, os problemas no relacionamento e a falta de empatia.

Pense em como seria bom saber o que seu parceiro realmente quer lhe dizer quando fala contigo. Isso evitaria uma série de problemas que são excruciantes.

4.     Você pode melhorar seu relacionamento com seus filhos

Ser um bom orador vai te permitir falar para influenciar seus filhos. Você aprenderá a se expressar de forma que eles entendam as verdadeiras razões pelas quais está pedindo para que façam ou ajam conforme sua vontade.

Esse ponto é particularmente algo muito útil se tem filhos adolescentes. O treinamento de oratória também ensina a interpretar a linguagem corporal para saber mais dos sentimentos que não exteriorizam.

Fonte: Pixabay

5.     Você pode melhorar sua autoestima e segurança interna

Este é provavelmente um dos itens mais importantes dentro do que é fazer um curso para ser um bom orador. Muitos estudantes descobrem que o medo de falar em público é uma fobia que tem uma solução. 

E a superação é muito mais fácil do que se imagina. Mesmo alguns, com simples exercícios mentais, conseguem mitigar o receio irracional em questão de minutos (literalmente).

Para tal, serão apresentadas diferentes técnicas e truques mentais simples. Isso para que o medo de falar em público seja apenas uma lembrança em sua vida.

Sendo um indivíduo mais convincente em suas relações diárias, você começará a internalizar a segurança, aumentando sua autoestima e convicção. Tudo isso, logicamente, com os exercícios mentais e também com as conquistas que você conseguirá dia a dia sendo um orador de sucesso.

Há muitas outras razões pelas quais você deve adquirir um treinamento de oratória. No entanto, o maior motivo deve ser o seu bem estar e crescimento pessoal. Pense nisso!

 

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Lucivaldo Santos

Meu nome é Lucivaldo Santos, sou CEO do Grupo Cimas e especialista em comportamento humano.

Dou palestras faz muitos anos…LEIA MAIS »

Receba os artigos
por e-mail

Artigos recentes

Contato

Entre em contato conosco e envie suas sugestões, dúvidas ou reclamações.